sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Diário de Bordo #5 - O casamento homossexual (Pronto, Gay...)

Deixo-me das habituais apresentações e de textos falaciosos cheios de palavras caras e conteudo oco, e apresento a minha decisão sobre um dos assuntos que esta na mó de cima. Foi hoje a aprovação o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mesmo não sendo uma certeza, pode-se considerar que foi uma decisão importante, do ponto de vista que foi eleita com base na opiniao de um dos orgaos de soberania : a Assembleia da República.
O resultado (esperado) ja foi alvo de diversas manifestações pós e contra do dito cujo. A favor está a opiniao que este tipo de relações modernizará o país (TGV, Pontes sobre o Tejo, melhorias em auto estradas?! Who cares?! Casamentos Homossexuais é que modernizará o país), e torná-lo-á mais livre, democrático e social. Dizem ainda que acabará com as diferenças entre um casal normal e um casal homossexual no que aos direitos e deveres concerne. Contra estão os católicos e elementos de "direita" que defendem a família como elemento central de uma sociedade, família essa constituida por dois elementos de sexos opostos e respectivos descendentes.
Sinceramente e antes de começar a minha tese opinativa, penso que tudo isto é uma treta pegada. Com um governo em minoria e um presidente da republica da oposição, o Partido Socialista está de mãos atadas para tomar mais decisões. E para piorar mais as coisas democraticamente está um partido da oposição que depois de levar uma senhora derrota nas ultimas eleições (Quando tinha a função publica a seu favor e tudo para as vencer) tem uma líder ultrapassada e demissionária optando por marcar eleições apenas 6 meses depois.
O que é que isto resulta?! Pois bem, em vez de debater a saída da crise (Era em 2010, lembram-se?! Lá por a Grécia continuar atrás de nós, convém avisar que os sinais de retoma ainda não chegaram), decide-se casamentos homossexuais e afins. Mas pronto isto passa num instante e daqui a nada temos uma dissolução governamental...e o Sócrates a ganhar =X (When Pedro, when?!)
Mas voltando às temáticas homossexuais, e sabendo quase de antemão que Cavaco Silva dificilmente promulgará tal decisão, esta decisão deixa-me algo expectante, pois enquanto defensor da Social Democracia, penso que a decisão da Juventude Social Democrata e de outros independentes de levar o caso a Referendo era o mais indicado, pois a partir do momento em que o aborto foi, penso que todos os casos do mesmo fundo terão de ir.
Porque no fundo, num país onde os casamentos estão em claro declive, esta treta dos casamentos homossexuais não passa, e passo a relutância, de uma...mariquice, onde daqui a uns anos já ninguém liga e depois é os homossexuais a arranjarem as desculpas para não se casarem (relações liberais, o dinheiro...) .
Ou não era mais fácil, alterarem os estatutos e quando um morresse o outro tinham os mesmos direitos e pronto está resolvido [ponto].

Relativamente à adopção por parte dos mesmos casais, sou completamente contra, pois aí ( e baseio-me mais uma vez nos pressupostos da JSD) esta decisão já não engloba apenas a vontade de dois seres adultos em realizar algo (casamento), mas também a opinião de um ser menor que assim não poderá escolher se quer ou não ser adoptado por um casal homossexual.

E tu, qual a tua opinião sobre esta decisão?

Um comentário:

  1. A aprovação dos casamentos homesexuais foi acima de tudo um golpe de publicidade politica , que nos possibilitou a nós Portugal dar um paço em frente.Nos últimos anos as questões ligadas ao matrimónio entre pessoas do mesmo sexo tem sido noticia pelos mais diversos motivos. Quando finalmente estavamos a dar um paço em frente acompanhando alguns países , muita gente defendia que deveria ser efectuado um referendo sobre a aprovação ou não dos casamentos homossexuais, desde o inicio fui completamente contra esse referendo e passo desde já a explicar-me : Quando um heterossexual decide casar poucos são os que se questionam sobre a legitimidade desse casamento , mesmo que um dos noivos seja um assasino é legitimo porque as leis aprovam essa união heterosexual, então porque raio deve ser um país inteiro a decidir a vida de pessoas que querem casar? Porque razão a felicidade dessas pessoas deve estar influenciada pela decisão dos outros? Porque motivo deve ou não um casamento ser aprovado por outras pessoas que não os próprios noivos e respectivas familias? Muita gente comparou a questão da suposta necessiadade de um referendo sobre os casamentos homosexuais com o referendo sobre o aborto. ..Contudo quando se fala em aborto, fala-se do direito à vida de uma criança, quando se fala em casamentos homesexuais fala-se no direito à igualdade e felicidade por parte de pessoas adultas responsáveis pelos seus actos.
    A aprovação dos casamentos homosexuais foi um grande passo para todos os casais homosexuais, mas será o inicio de novas lutas. Lutas contra a mentalidade das pessoas e da própria igreja , lutas contra a discriminação...
    Associado aos casamentos homosexuais surge o tema da adopção de crianças por pessoas do mesmo sexo.
    É um facto que muitas crianças precisam de amor, carinho e protecção que as suas familias rejeitaram, nesse sentido qualquer pessoa que lhe dê amor , carinho , protecção , que cuide delas , indepententemente da sua orientação sexual será uma mais valia para a criança. Mas a criança está inserida numa sociedade preconceituosa que a irá discriminar pelo facto dos seus « pais » serem do mesmo sexo, essa discriminação poderá levar a situações de revolta da criança durante a sua adolescência, que certamente terão reflexos na sua vida de adulto.
    No contexto actual da sociedade em que estamos inseridos não é de todo benéfico para a criança estar numa familia não heterosexual , não que o casal homesexual não tenha capacidades afectivas para cuidar dessa criança , mas sim pela discriminação dessa criança por uma sociedade mesquinha e preconceituosa.
    A curto prazo (provavelmente num prazo máximo de 5 anos ) a adopção por casais homosexuais será uma realidade.

    ResponderExcluir

Deixa-te de Coisas e Comenta !